A Economia do Futuro; Estudos & Contributos; Debates & Ações_NOTA-SÍNTESE DO CONTEÚDO, DA INVESTIGAÇÃO E LIVRO



plataformaCIDADES
&
Fundação Engenheiro António Pascoal

tendo por base  a investigação e livro – da FFMS - "A ECONOMIA DO FUTURO _ A visão de cidadãos, empresários e autarcas", trabalho de Alice Ramos, João Mourato, João Pato, Olívia Bina, Rui Carvalho, coordenado por João Ferrão


Como será a economia do futuro? O que podemos esperar dela, e em que é que vai diferir daquilo que temos hoje? De que forma é que autarcas, empresários e os cidadãos em geral estão prontos a antecipam? E do que estão dispostos a abdicar para se integrarem nela?

O estudo "A Economia do futuro: a visão de cidadãos, empresários e autarcas" tenta dar resposta a esta e a muitas outras questões. Elaborado por um conjunto de investigadores, e coordenado pelo geógrafo João Ferrão, este é um documento de grande utilidade para quem quiser perceber melhor as expectativas e as atitudes dos portugueses numa altura em que a economia e a inovação estão na ordem do dia.

ver publicação completa ou "Sumário Executivo" e Conclusões em
(…)
A necessidade de uma transição para novos modelos de desenvolvimento socioeconómico, visando superar a atual crise e evitar os impactes ecológicos do modelo de crescimento económico hoje predominante, reúne um apoio crescente mas mobiliza discursos distintos, com destaque para a “economia do crescimento verde” e a “economia do bem-estar”. O que pensam os portugueses sobre a economia do futuro, os protagonistas das mudanças desejadas e o modo de alcançar os resultados pretendidos? Em que medida se aproximam as suas opiniões e preferências dos vários discursos em confronto sobre a economia do futuro? Tendo por base os resultados de um inquérito a cidadãos, empresários e autarcas, este livro procura responder a essas questões, contribuindo para um debate tão inevitável quanto urgente.
[extrato da publicação em título]

João Ferrão _ CV

Nascido em 1952. Licenciado em Geografia, Faculdade de Letras da UL. Doutorado pela UL em Geografia Humana. É atualmente investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e coordenador do Grupo de Investigação “Ambiente, Território e Sociedade” e do Conselho dos Observatórios do ICS-UL.

Docente no departamento de Geografia da Faculdade de Letras de Lisboa (1976-95) e na Universidade Atlântica (1996-2000). Presidente da APDR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (1987-1990). Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades (2005-9). Membro do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2010-13).

Foi coordenador nacional de diversos projetos e redes de investigação internacionais, nomeadamente no âmbito de vários Programas - Quadro da Comissão Europeia e da European Science Foundation.

Desenvolveu atividades de consultoria na área da geografia económica e social e do desenvolvimento regional e urbano. Foi consultor da OCDE (Programa de Desenvolvimento Rural, 1993). Coordenou diversos estudos de avaliação de políticas públicas, para o Governo português e para a Comissão Europeia, incluindo a avaliação ex-ante dos Quadros Comunitários de Apoio II e III (Portugal).

Publicou, individualmente ou em colaboração, dezenas de artigos em revistas nacionais e estrangeiras e diversos livros sobre temas relacionados com geografia, ordenamento do território e políticas de desenvolvimento local e regional.
É representante do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas no CNADS (Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável). É pró-reitor da Universidade de Lisboa para a sociedade e comunidades locais.