Apelo aos Parceiros no Parque da Sustentabilidade; Notícia

Em resultado do Apelo aos Parceiros no Parque da Sustentabilidade, receberam-se as mensagens que seguidamente se transcrevem.

Em função do respectivo conteúdo foi adicionado aos Subscritores, o Prof. Doutor Carlos Marques, Director do Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian.



Mensagens recebidas:

1)
De: Director Conservatório [mailto:director@cmacg.pt]Enviada: quinta-feira, 3 de Junho de 2010 11:44Para: Pompílio Souto _ 2Assunto: Re: PdS _ Apelo PlataformaCidades
Ex.mo Senhor
Arquitecto Pompílio Souto,
Muito obrigado pelo mail.
Com certeza que para o Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian o projecto do Parque da Sustentabilidade é importante. Entendemos que a melhoria dos espaços não deve ser feita a qualquer custo e sem uma análise profunda dos reais benefícios para os cidadãos, para a cidade e para a comunidade em geral.
Neste sentido, informo que subscrevo o texto enviado em anexo, solicitando que o meu nome seja acrescentado à lista de signatários.
Com os melhores cumprimentos,
Carlos Marques

2)
De: ADERAV ASSOCIAÇÃO [mailto:aderav80@gmail.com] Enviada: sexta-feira, 4 de Junho de 2010 09:38Para: Pompílio Souto _ 2Assunto: Re: PdS _ Apelo PlataformaCidades
Caro Arqt.º Pompílio
A ADERAV acusa a recepção da vossa exposição, que muito agradecemos, a qual será objecto de ponderação em próxima reunião de direcção.
Com os nossos melhores cumprimentos
Luís Souto

3)

De:
ADERAV ASSOCIAÇÃO [mailto:aderav80@gmail.com] Enviada: segunda-feira, 21 de Junho de 2010 10:40 Para: Pompílio Souto _ 2
Assunto: Re: PdS _ Respostas a Apelo PlataformaCidades

Exmo Senhor Arquitecto Pompílio Souto (Representando os signatários do Apelo aos Parceiros no Parque da Sustentabilidade)

A Direcção da ADERAV reunida em 16 de Junho, apreciou, entre outros assuntos, o Apelo Apelo aos Parceiros no Parque da Sustentabilidade, o qual nos merece os seguintes comentários:

1. A ADERAV é uma instituição com 30 anos, congregando já diferentes gerações, na defesa dos valores do Património e da Cultura da Região de Aveiro.

2. Aquando da candidatura ao QREN, fomos convidados para entidade parceira, como consequência natural do nosso empenhamento na recuperação do património, em particular das igrejas geminadas de Stº António e de S. Francisco em Aveiro, conjunto situado no âmbito da intervenção Parque da Sustentabilidade.

2. A ADERAV viu e vê na candidatura aprovada uma oportunidade única de recuperação de um monumento nacional, de outra forma condenado ao abandono e degradação, mais agora neste contexto recessivo em que o país vive.

3. O Parque da Sustentabilidade foi objecto de discussão pública e as entidades da parceria foram conhecidas do grande público. Aceitando que as opções constantes dos vários projectos podem ser discutíveis, de acordo com as diferentes sensibilidades estéticas e até técnicas, valorizamos o todo e o benefício da intervenção perante um cenário de decadência quase irreversível do parque infante D. Pedro.

3. Como entidade parceira, é nosso entendimento que, estando embora atentos ao pulsar, às sugestões e críticas que vão emanando de certos actores da sociedade civil, será no âmbito da relação insitucional que devemos pautar a nossa actuação.

4. A ADERAV manifesta desde já a sua abertura e disponibilidade para fazer eco das procupações dos cidadãos signatários na sede própria.

Com os nossos melhores cumprimentos

A direcção